Como é que decidimos que produtos testar?
Uma parte essencial da nossa missão Herói do Sono é sermos totalmente transparentes em relação aos produtos que testamos e ao processo de avaliação que lhes está associado.
Todos os produtos que testámos exibem orgulhosamente o selo "Testado pelo Herói do Sono", pelo que pode ter a certeza de que as nossas avaliações são honestas, precisas e imparciais.
No entanto, existem milhões de produtos - incluindo milhares de produtos para dormir - e é impossível testá-los a todos.
Para decidir quais os produtos a testar, consideramos o benefício para os nossos leitores e fazemo-nos as seguintes perguntas:
- A marca é popular ou nova no mercado em Portugal?
- A marca merece mais reconhecimento?
- A marca está a fazer afirmações que parecem demasiado boas para serem verdadeiras?
- Há alguma coisa em falta noutras avaliações sobre a qual possamos esclarecer algo?
- Este é um produto que consideraríamos comprar?
Muitos dos produtos que recebemos são oferecidos através de parcerias, mas também compramos produtos que consideramos que valem a pena ser testados.
Mesmo que um produto nos tenha sido oferecido, isso não garante uma avaliação positiva - levamos a nossa independência editorial muito a sério e nunca publicamos conteúdo patrocinado.
Consulte o nosso Estatuto Editorial para obter mais informações sobre este assunto.
Onde testamos os nossos produtos?
Acreditamos numa abordagem dupla para testar os produtos:
- Testamos os produtos no Airi SleepLab, a nossa central de testes de última geração, em Portugal - onde temos acesso às mais recentes ferramentas e tecnologias para testar todos os produtos;
- Também testamos os produtos em casa, do ponto de vista do consumidor, para dar uma ideia mais "real" de como se pode encontrar um produto específico.
Os testes no Airi SleepLab dão-nos as bases técnicas e científicas para avaliar melhor as características de um produto.
Este aspeto é fundamental se quisermos medir rigorosamente características como a firmeza de um colchão, o alinhamento da coluna vertebral que uma almofada proporciona ou as propriedades de regulação da temperatura de um protetor de colchão.
Porém, acreditamos que não precisamos necessariamente de um robô para nos dizer se um produto é confortável ou de alta qualidade.
Ao adicionarmos os testes em casa à mistura, podemos avaliar as preocupações reais dos clientes, tais como avaliar a praticidade da entrega ou o desempenho de um produto em condições normais de sono.
Todos os nossos testadores - independentemente de os testes terem lugar no Airi SleepLab ou em casa - testam os produtos durante um longo período de tempo, mantendo as suas rotinas diárias normais.
Isto permite-nos avaliar as especificidades do produto que podem não ser imediatamente perceptíveis, como, por exemplo, se um colchão tem um bom apoio quando nos sentamos na beira da cama de manhã para calçar os sapatos.
Convém também ter em conta que muitos produtos para dormir são desconfortáveis ou invulgares ao princípio, uma vez que o corpo demora algum tempo a habituar-se a novas sensações - testá-los durante um longo período de tempo ajuda-nos a ultrapassar estas fases iniciais.
Como é que testamos o desempenho do produto?
Levamos o nosso processo de testes muito a sério, monitorizando toda a experiência e não deixando nenhuma questão por resolver.
Consideramos uma variedade de factores ao testar um produto, incluindo a entrega, a embalagem, a praticidade e o preço - mas o mais importante é o conforto e a adequação do produto real.
É claro que os testes reais diferem ligeiramente em função do produto, por isso vamos analisar mais de perto os produtos para dormir mais comuns e a forma como os testamos.
Teste de colchões
Um colchão constitui a base da sua cama e, muitas vezes, influencia todos os outros produtos para dormir que possui.
É por isso que o nosso processo de testes de colchões é o mais completo e terá sempre em conta o seguinte:
- O conforto e o alívio da pressão do colchão;
- A firmeza e o apoio proporcionados;
- A adequação do colchão a diferentes posições de sono;
- A adequação do colchão a diferentes pesos;
- Se oferece uma boa regulação da temperatura durante a noite;
- Se tem uma transferência de movimento elevada ou reduzida.
Compreendemos que muitos destes factores são subjectivos, pelo que recorremos a uma série de ferramentas para avaliar as características do colchão com maior precisão e, se possível, recorremos a pelo menos duas pessoas com preferências e necessidades pessoais diferentes para testar um colchão.
Isto permite-nos fazer uma avaliação justa e abrangente.
Vejamos mais detalhadamente o que é que avaliamos num colchão.
Conforto e firmeza do colchão
Ao considerar um colchão, o mais importante é saber se dorme bem.
Naturalmente, dormir no colchão é a melhor forma de testar esse conforto, e trabalhamos com uma variedade de testadores que nos podem dizer o quão confortável pensam que o colchão é, reflectindo as preocupações dos consumidores.
No entanto, o conforto é subjetivo, por isso, baseamo-nos também em dados objetivos para poder traduzir o conforto em algo que possa ser útil para os nossos leitores.
Para o fazer, analisamos mais de perto o conforto e a firmeza de um colchão.
Testes de conforto e de alívio da pressão:
- Teste de sensação subjectiva: Realizamos acções quotidianas, como sentar e dormir no colchão, para avaliar o apoio e os níveis de conforto do colchão. Utilizamos o produto durante um mínimo de sete dias;
- Teste objetivo com sensores: Utilizando um tapete sensorial, podemos registar os pontos de pressão em diferentes posições de sono para garantir que o colchão se adapta bem à pessoa.
Testes de firmeza e de apoio:
- Testes subjectivos de afundamento: Medimos a profundidade com que uma pessoa se afunda nos materiais do colchão numa variedade de posições diferentes (de pé diretamente no centro do colchão, sentado e ajoelhado ao lado do colchão, e deitado em várias posições de sono). Isto permite-nos determinar mais adequadamente o apoio de um colchão e o seu conforto;
- Teste técnico objetivo: Uma vez que os testes de toque e de afundamento podem ser influenciados pelo peso e tamanho do corpo de uma pessoa, também trabalhamos com um durómetro para obter uma visão científica da firmeza exacta dos materiais utilizados;
- Teste objetivo com laser: Para avaliar o alinhamento ideal da coluna vertebral - uma parte vital da firmeza do colchão - também trabalhamos com um laser de linha para estabelecer a retidão ou curvatura da coluna vertebral.
Com base nestes dados, classificamos o colchão na nossa escala de firmeza Herói do Sono em que 1 é o mais macio e 10 é o mais firme.
Conciliar o conforto com um bom nível de apoio e a firmeza certa é vital quando se compra um colchão - um bom colchão, independentemente da firmeza, irá garantir que dorme com o alinhamento correto da coluna vertebral, independentemente da sua posição de sono.
Convém ter em conta que o peso corporal, a constituição física e a posição de sono preferida irão afetar o nível de firmeza que será melhor para si, uma vez que as pessoas mais leve e as que dormem de lado dão-se normalmente bem com colchões mais macios, enquanto que as pessoas mais pesadas, as que dormem de costas e as que dormem de barriga para baixo dão-se melhor com um colchão mais firme.
Fazemos um esforço para incluir pormenores sobre este aspeto em todas as avaliações de colchões que publicamos.
O que é um tapete sensorial?
Um tapete sensorial permite-nos medir os pontos de pressão em cada posição de sono e determinar a forma como produtos como colchões e sobrecolchões distribuem a pressão pela superfície.
O que é um durómetro?
Um durómetro mede a dureza dos materiais em quase todas as superfícies uniformes - desde colchões e almofadas a sobrecolchões e muito mais - em escalas que vão de 0 a 100, em que 0 é a ausência de dureza (como o ar) e 100 é a dureza máxima (como um pavimento).
A nossa escala atual para colchões e sobrecolchões, que mede a firmeza do produto com a capa, é estabelecida da seguinte forma:
- Até 20 é macio;
- De 20 a 30 é médio-firme;
- Acima de 30 é firme.
Isto permite-nos classificar melhor os produtos como macios, de firmeza média e firmes.
O que é um laser de linha?
Um laser de linha é uma ferramenta que projecta um raio de luz, normalmente a 180 graus, tanto na horizontal como na vertical, permitindo-nos estabelecer um plano horizontal ou vertical.
Utilizamo-lo para avaliar se o alinhamento da coluna vertebral está ou não correto em diferentes posições de sono quando testamos colchões, sobrecolchões e almofadas.
Apoio das extremidades do colchão
O apoio das extremidades de um colchão pode estar levemente associado à sua firmeza geral, mas nem sempre é esse o caso - alguns colchões apresentam apresentam uma maior firmeza na área lateral, enquanto outros demonstram o contrário.
Este suporte lateral é o apoio geral que recebe quando está deitado ou sentado na extremidade (ou borda) da sua cama.
Embora não seja importante para todas as pessoas, o apoio nas extremidades pode ser um fator decisivo na compra de um colchão por algumas razões fundamentais:
- Se partilha a cama com um parceiro e quer aproveitar toda a largura do colchão;
- Se gosta de utilizar a cama para outras atividades, como ler, escrever ou pintar as unhas;
- Se costuma sentar-se na parte lateral da cama antes de se deitar ou de se levantar de manhã.
A melhor forma de testar o apoio das extremidades é exercer pressão sobre a extremidade do colchão para ver o seu grau de apoio, e os testes de afundamento que efectuamos como parte da avaliação da firmeza ajudam-nos a avaliar este aspeto.
Podemos ainda testar o apoio das extremidades durante a noite, aproximando-nos do lado da cama enquanto dormimos.
A maioria dos colchões afunda-se ligeiramente quando se senta e se ajoelha na parte lateral, mas alguns afundam-se por completo, o que demonstra um apoio muito baixo e que pode revelar-se bastante desconfortável.
Isolamento de movimentos do colchão
O isolamento de movimentos (ou, ao contrário, a transferência de movimentos) indica a eficácia com que um colchão absorve os movimentos.
Isto é particularmente importante para pessoas com um sono mais agitado, ou casais que partilham a cama.
Um colchão de baixo isolamento de movimentos (ou com elevada transferência de movimentos) transmite movimentos sempre que você ou o seu parceiro se movem, afetando negativamente o seu descanso.
Em contrapartida, um colchão com elevado isolamento de movimentos (ou baixa transferência de movimentos) absorve eficazmente os movimentos, mantendo-o a si e ao seu parceiro imóveis e mais confortáveis.
Idealmente, é preferível um colchão com baixa transferência de movimentos, mas, nalguns casos, também é preferível um colchão com um pouco de ressalto (para o ajudar a sair da cama mais facilmente, por exemplo).
Testamos a transferência de movimento de várias formas:
- Cenários subjectivos da vida real: Ao partilhar a cama com um parceiro ou animal de estimação, podemos avaliar a facilidade com que somos perturbados se a outra pessoa se mexer. Durante os nossos testes, é frequente colocarmos um copo de água do outro lado da cama para registar os resultados;
- Testes objectivos de diversão: Realizamos um conjunto de experiências "mais divertidas", como colocar um copo de água no colchão e criar algum movimento na outra extremidade;
- Testes científicos objectivos: Utilizamos um leitor de movimento para medir a transferência de movimento quando nos deslocamos, entramos ou saímos da cama.
Utilizando métodos de teste mais científicos, como o leitor de movimentos, obteríamos resultados mais ou menos assim:
Os resultados são bastante claros em relação à movimentação.
As figuras acima ilustram, de fato, a diferença entre os colchões de espuma viscoelástica (à esquerda), que são conhecidos pela sua transferência de movimento excecionalmente baixa, e os colchões híbridos de molas ensacadas (à direita), que têm um pouco mais de ressalto.
O que é um leitor de movimentos?
Um leitor de movimentos é uma aplicação que capta e mede o movimento, ou a transferência de movimentos, num colchão enquanto uma pessoa dorme.
Isto ajuda-nos a determinar se a outra pessoa sentirá, ou não, o movimento e se será incomodada enquanto dorme.
Regulação da temperatura do colchão
A temperatura tem um carácter subjetivo, uma vez que os nossos corpos funcionam de forma diferente - algumas pessoas dormem mais quentes e outras a sentem frio muito mais facilmente.
No entanto, os diferentes materiais dos colchões também regulam a temperatura de forma diferente e afetam a sensação de calor durante a noite.
A ilustração abaixo dá-nos uma visão rápida deste aspeto:
Mas isto não significa que se sinta sempre quente e pegajoso num colchão de espuma viscoelástica, apesar de a espuma viscoelástica ser a que retém mais calor.
Os melhores colchões são concebidos para regular a temperatura de forma eficaz, eliminando o excesso de calor e humidade e mantendo-o mais fresco e confortável.
Ao testar a temperatura e as propriedades de regulação da temperatura de um colchão, consideramos os seguintes elementos
- Testes de sensação subjectiva: Baseamo-nos em relatos de diferentes pessoas que dormem no colchão (tanto homens como mulheres) para ver se sentiram calor no colchão;
- Testes objectivos de mapas de calor: Também nos baseamos em mapas de calor nos nossos testes, utilizando uma pistola de temperatura, para ter uma ideia melhor da capacidade de um colchão reter ou dissipar o calor.
Veja os mapas de calor abaixo como exemplo:
Na imagem da esquerda, o colchão reteve o calor onde a pessoa se deitou, mas manteve a temperatura neutra noutros locais, garantindo um sono mais fresco e confortável.
No entanto, o colchão da direita aqueceu significativamente mais em todo o lado, o que significa que vai ter uma noite de sono mais quente.
Isto não é terrível se tiver tendência para sentir mais frio à noite, mas pode ser um problema se tiver um sono quente.
Já agora, ambos os mapas de calor acima apresentados mostram colchões de espuma viscoelástica.
O que é uma pistola de temperatura?
Uma pistola de temperatura, ou termómetro a laser, é um dispositivo com a capacidade de medir a temperatura à distância.
Para testar a utilização da pistola de temperatura, registamos a temperatura do colchão/produto sem o termos utilizado e, em seguida, deitamo-nos sobre o produto durante cinco minutos. Registamos a temperatura imediatamente depois de nos deitarmos e, de novo, cinco minutos mais tarde.
Isto ajuda-nos a medir a rapidez com que os colchões, os toppers ou as almofadas libertam calor e arrefecem.
Esta avaliação é uma boa maneira de saber se um produto oferece, ou não, uma boa regulação da temperatura.
Teste de almofadas
Testámos algumas das melhores almofadas em Portugal, mas também mergulhámos em artigos mais incomuns, como as almofadas cervicais, ou até as almofadas anti-refluxo.
Tal como os colchões, a experiência de uma almofada é subjectiva e depende da pessoa.
Dito isto, existem ainda alguns fatores-chave que devemos ter em conta:
- Altura: A altura da almofada de que necessita depende da sua constituição e posição de sono preferida;
- Firmeza e apoio: A firmeza e o apoio que uma almofada proporciona são influenciados pelos materiais utilizados. Medimos a firmeza utilizando o teste do kettlebell;
- Material: O material da almofada afeta a sua altura e sensação geral, mas é também importante ter em conta as pessoas que sofrem de alergias;
- Ajustabilidade: Uma almofada ajustável tem camadas amovíveis ou espuma desfiada para que possa ser ajustada à sua firmeza e altura ideais.
É importante referir que a sensação de uma almofada pode ser influenciada pelo colchão que utiliza e que pode necessitar de uma almofada mais alta/firme ou mais baixa/macia, dependendo da suavidade ou firmeza do seu colchão.
Outras questões que nos colocamos quando testamos almofadas:
- Como é que a almofada é entregue?
- A almofada vem com uma capa amovível e/ou lavável?
- A almofada mantém a sua forma ao longo do tempo?
- A almofada é fresca?
- Em que tamanhos é que a almofada está disponível?
Todos estes fatores influenciam o conforto do seu sono, ou a praticidade geral da almofada.
O que é o teste do kettlebell?
Um kettlebell é um peso grande em forma de bola de ferro fundido com uma única pega. Utilizamos um kettlebell de 4 kg para os nossos testes.
A cabeça humana pesa cerca de 5 kg, pelo que, com este teste, podemos simular o quanto a cabeça de uma pessoa se afunda numa almofada e se esta oferece ou não um bom ou mau apoio.
Teste de edredons
Também testamos alguns dos melhores edredons de Portugal.
Ao contrário do que se possa pensar, um edredom pode fazer ou desfazer a sua experiência de sono, sendo também um dos fatores mais significativos quando se considera a temperatura geral do sono.
Para além da entrega normal e das questões de qualidade, também consideramos os materiais do edredom, o conforto e a possibilidade de lavagem.
Como exemplo, veja a imagem abaixo:
Apesar de este edredom sem capa ser lavável, não cabia na nossa máquina de lavar e tivemos de o levar a uma lavandaria.
Ao passarmos por todo este processo e ao documentá-lo na nossa análise, podemos evitar que os leitores comprem um edredom que não é adequado ao seu estilo de vida.
Teste de protetores de colchão
Um protetor de colchão protege o seu colchão contra manchas, derrames, humidade e bactérias - e é uma excelente forma de aumentar a longevidade do colchão, mantendo-o com um aspeto fresco e limpo durante mais tempo.
Há alguns aspectos que consideramos ao testar um protetor de colchão:
- O protetor de colchão é feito de materiais de qualidade que são macios e respiráveis?
- É fácil colocá-lo na cama?
- Como é que é dormir sobre ele? Altera negativamente o conforto do sono?
- Protege, efetivamente, o colchão?
Consideramos a facilidade com que o protetor se enruga, se faz barulho (alguns têm uma sensação e um som muito plásticos) e se se ajusta facilmente como um lençol adaptado.
Para testar as alegações de impermeabilidade do protetor de colchão, recriamos essas situações de "acidente", derramando água sobre o colchão.
Veja os resultados abaixo:
Felizmente, o protetor de colchão protegeu adequadamente o colchão e a água não penetrou.
Os protetores de colchão podem parecer insignificantes, mas acreditamos firmemente que investir em um bom protetor de colchão à prova d'água não deve ser negociável.
Teste de sobrecolchões
Um sobrecolchão pode alterar completamente a sensação de um colchão - e uma vez que afeta tanto a superfície de sono, testar sobrecolchões é parecido ao teste de colchões.
No entanto, não se esqueça de que o colchão por baixo do sobrecolchão pode afetar os resultados, pelo que é muitas vezes impossível tirar conclusões genéricas.
Para além das perguntas mais comuns, também consideramos o seguinte:
- De que materiais é feito o sobrecolchão?
- O sobrecolchão é macio e mole, ou ligeiramente mais firme?
- Para que posição de sono é mais adequado?
- É suficientemente espesso para fazer a diferença?
- Fica mais quente ou mais frio?
- É acompanhado de uma capa amovível e/ou lavável?
- Tem alças para o fixar ao colchão?
- Pode ser guardado facilmente?
Ao contrário do protetor de colchão, do edredom e da almofada, o sobrecolchão nem sempre é necessário.
Estamos sempre atentos ao fato de este ser, ou não, um produto em que se deva investir.
Teste de camas
Nenhuma boa noite de sono está completa sem uma boa estrutura de cama.
Embora a maioria das pessoas opte por uma cama de acordo com o seu design, existem alguns fatores práticos a ter em conta.
Quando testamos estrados de cama, alguns dos aspetos a que prestamos atenção incluem:
- Se a estrutura é adequada a quartos mais pequenos;
- Se a estrutura oferece ou não uma solução de arrumação prática;
- Se os materiais são duráveis, resistentes a nódoas e/ou fáceis de limpar;
- A facilidade de montagem;
- Se é fácil de desmontar e transportar, se necessário.
Também consideramos a robustez da estrutura e o tipo de colchão a que se adequa.
Tratamos da montagem das estruturas de cama e documentamos tudo para que saiba quão difícil foi o processo.
Teste de outros produtos de sono
Já abordámos alguns dos produtos mais comuns para dormir, mas também testámos muitos outros acessórios e gadgets, incluindo:
Estamos continuamente a expandir a nossa gama de testes de produtos para lhe oferecer as avaliações mais bem detalhadas.
Que outros fatores consideramos?
Os testes e os dados estatísticos são, sem dúvida, importantes para nós - mas só são relevantes para a nossa investigação depois de compreendermos as necessidades dos nossos leitores.
Afinal de contas, o nosso foco são as opiniões dos consumidores e queremos destacar tudo o que é importante para o percurso do cliente.
Ao testar, consideramos que outros fatores únicos podem contribuir para a experiência geral do utilizador.
Estes incluem:
Serviço de entrega
A maioria das marcas online promete um serviço de entrega rápido e fácil.
Mas nem sempre é esse o caso, pelo que começamos por considerar os processos de entrega e devolução e tudo o que está associado ao recebimento do produto.
Um processo de entrega problemático nem sempre é culpa da marca (muitas subcontratam o processo), mas pensamos que é importante assinalar quaisquer problemas que tenhamos durante a entrega.
Consideramos alguns dos seguintes aspetos:
- Quanto tempo demora a entrega?
- Qual é o grau de comunicação que temos durante o processo de entrega - e é eficaz?
- O produto é entregue à porta ou levado para o quarto que escolhemos?
- O produto (ou caixa) é entregue danificado ou em boas condições?
- No caso dos colchões, como é que o produto é embalado (é um produto bed-in-a-box)?
- Que embalagens estão incluídas e são recicláveis?
- Existe algum manual de instruções?
- Existem quaisquer outros pormenores, como notas de agradecimento ou um presente?
- O produto é fácil de desembalar?
- Existe libertação de gases e, em caso afirmativo, quanto tempo é necessário para que o cheiro desapareça?
- Se aplicável, existe um serviço de remoção de colchões velhos?
Também podemos centrar-nos noutros aspectos do processo de entrega, mas muitas vezes estes são específicos do produto ou da marca.
Além disso, acompanhamos o processo de unboxing passo a passo com imagens e/ou vídeos para documentar a facilidade (ou dificuldade) de desembalar o produto.
Alguns leitores valorizam a importância de materiais ecológicos, enquanto outros dão prioridade a um processo de entrega sem problemas ou stress.
Por isso, tentamos observar o processo de entrega de todos os ângulos possíveis.
Como parte do processo de entrega, também analisamos de perto o processo de devolução.
- A marca oferece um período experimental sem riscos?
- A marca oferece reembolsos totais ou apenas trocas?
- As devoluções são fáceis de efetuar?
- O cliente incorre em algum custo?
- A marca recolhe o produto?
Embora muitas marcas ofereçam agora períodos de teste, os pormenores do processo de devolução podem afetar o conforto dos consumidores.
O caráter prático
De nada serve ter um produto para dormir super confortável se não o utilizarmos, e é por isso que a praticidade e a conveniência são tão importantes.
É como comprar o par de calças perfeito, mas descobrir que a peça só pode ser lavada a seco com determinados produtos.
Usaria esse par de calças diariamente?
Provavelmente não.
Todos nós temos vidas ocupadas, por isso, em última análise, queremos um produto que seja fácil de cuidar - e que dure muito tempo.
É por isso que consideramos os seguintes fatores:
- Se o produto tem uma cobertura amovível e/ou lavável na máquina
- Se a cobertura do produto é fácil de lavar, secar e voltar a colocar
- Como limpar o próprio produto, se possível
- Se o colchão precisa de ser virado e como se vira
- Qual o grau de dificuldade de deslocação do colchão (ou seja, se tem pegas laterais)
- O peso do colchão
- A facilidade de armazenamento do produto
Estes são fatores em que não pensaria necessariamente à primeira vista - mas que podem tornar-se importantes mais tarde.
É possível investigar estes aspectos durante os testes - e podemos até encontrar outros fatores que não tínhamos inicialmente considerado.
Quando se gasta muito dinheiro num produto, quer-se cuidar bem dele, mas nunca se quer que esse cuidado crie demasiadas interrupções.
Isto garante que, mesmo que o produto passe no teste de conforto inicial, também será um produto que se adapta ao seu estilo de vida.
Durabilidade
Não quer comprar um produto que não dure - especialmente se for uma compra importante, como uma cama ou um colchão.
O tempo de vida médio de um colchão de alta qualidade é de 8 a 10 anos.
Embora não realizemos os nossos testes de colchões durante tanto tempo, consideramos que a durabilidade média de um colchão depende da qualidade dos materiais utilizados na construção do produto.
Os colchões com materiais de alta qualidade (e um bom período de garantia) devem durar esse tempo, enquanto os colchões feitos de materiais de qualidade inferior são susceptíveis de se desgastarem mais rapidamente.
O mesmo se aplica, naturalmente, a outros produtos para dormir.
Por vezes, encontrámos mesmo produtos que já tinham falhado durante o nosso período de testes!
Isto deve-se frequentemente a falhas de fabrico, mas, felizmente, dá-nos uma boa oportunidade para testar a forma como as marcas lidam com esses problemas.
Preço
Claro que nos perguntamos sempre se um produto tem ou não uma boa relação qualidade-preço.
Muitas vezes, não há uma resposta fácil - o orçamento de cada um varia, mas temos em conta alguns aspectos:
- A qualidade geral dos materiais, incluindo a densidade da espuma e o número de molas;
- A sustentabilidade do produto;
- Se o produto vem ou não com noites de teste sem riscos;
- A duração do período de garantia.
Descobrimos que, muitas vezes, os produtos que parecem caros acabam por ser mais baratos a longo prazo e, por isso, oferecem uma melhor relação qualidade-preço.
Também consideramos que tipo de descontos estão disponíveis para os clientes ao longo do ano e se a marca oferece ou não boas promoções.
Por último, consideramos se a marca oferece ou não opções de pagamento flexíveis, como a aplicação Klarna, crédito sem juros, etc.
Dimensões
O tamanho pode não parecer uma grande preocupação, mas, na realidade, encontrámos problemas frequentes quando se trata do tamanho dos produtos para dormir.
Isto não se aplica apenas aos colchões - camas, sofás-cama, sobrecolchões, almofadas e roupa de cama também podem ser prejudicados pelo tamanho!
Os tamanhos dos colchões em Portugal incluem o de solteiro, o de corpo e meio, o de casal, o queen size, o king size e o presidential king size. Seria de esperar que a roupa de cama e outros produtos correspondessem - mas nem sempre encontrará o produto de que precisa no tamanho que deseja.
Estes fatores influenciam a conveniência de uma marca para os nossos leitores, sendo assim algo algo que consideramos nos nossos testes e nas nossas avaliações.
Períodos experimentais
Já falámos brevemente sobre os períodos de teste quando falámos sobre os processos de entrega e devolução, mas é um ponto tão importante que merece uma secção própria.
Esta secção refere-se sobretudo a colchões, mas por vezes encontrará períodos de teste noutros produtos.
A maioria das nossas marcas recomendadas de colchões bed-in-a-box oferece períodos de teste sem risco.
Isto significa que pode testar um colchão no conforto da sua própria casa para ver se é adequado para si e devolvê-lo para obter um reembolso total se não ficar satisfeito.
Mas nem todas as marcas têm testes fantásticos e sem riscos.
Consideramos os seguintes aspetos:
- Quanto tempo dura o período experimental?
- O processo de devolução é complicado?
- A marca cobre os custos da devolução?
- A marca recolhe o produto em sua casa?
- Tem direito a um reembolso total, ou será que a marca apenas oferece trocas de produtos ou vales de oferta?
- Existem outros custos para o cliente?
As marcas de alta qualidade devem oferecer um mínimo de 30 noites de teste com um reembolso total em caso de insatisfação.
Garantias
Uma garantia funciona de maneira um pouco diferente dos testes experimentais.
Uma garantia protege-o de defeitos de fabrico, tais como costuras que se desfazem ou se o seu novo colchão se afunda.
Embora muitas vezes não testemos um produto durante tempo suficiente para utilizar a garantia, tivemos algumas experiências negativas em que a garantia entrou em ação.
Por exemplo:
- Testámos alguns produtos em que o fecho de correr ou a pega se rasgaram durante o teste;
- Testámos alguns colchões que não se expandiram até ao tamanho máximo (para além da margem de 2 cm permitida pela maioria das marcas);
- Até recebemos produtos defeituosos com rasgos, fendas ou medidas incorrectas.
Se isto acontecer, dá-nos uma oportunidade preciosa para testar a forma como as marcas lidam com os pedidos de garantia.
Mas se tudo correr bem durante o teste, consideramos simplesmente a duração do período de garantia e as falhas cobertas e, em seguida, comparamos com o que outras marcas ou retalhistas oferecem.
Uma boa garantia de colchão deve ser de, pelo menos, 7 anos ou mais (uma vez que esta é a vida útil média de um colchão).
Existem muitos outros produtos para dormir que não têm garantia, mas os bons produtos oferecem geralmente uma garantia de 1 a 3 anos.
Consideramos algumas certificações?
As certificações determinam se os produtos são bons para si e para o meio ambiente.
Por isso mesmo, consideramos sempre se um produto possui determinadas certificações.
Embora a maioria dos produtos para dormir não tenha origem orgânica, muitas marcas prestam atenção à qualidade dos materiais usados.
No Herói do Sono, costumamos verificar se os produtos são certificados pela Deco Proteste, e se possuem a certificação OEKO-TEX-Standard-100, a qual garante que os materiais estão livres de produtos químicos nocivos e substâncias tóxicas.
Podemos, ainda, examinar outros tipos de certificações, dependendo do tipo de produto que analisamos.
O que acontece com os produtos testados?
No Herói do Sono, estamos empenhados em causar um forte impacto - é por isso que temos o orgulho de partilhar que os produtos que testamos no Airi SleepLab não ficam apenas numa prateleira (ou no chão).
Em vez disso, encontram um novo lar através do nosso programa de donativos.
O Herói do Sono doa os produtos testados no Airi SleepLab à Fundação António Luís de Oliveira [1], um lar de crianças e jovens que acolhe 27 crianças e jovens entre os 10 e os 18 anos.
Compreendendo a nossa metodologia de pesquisa
Os testes constituem uma grande parte do nosso trabalho e orgulhamo-nos do nosso compromisso com avaliações autênticas, imparciais e informativas.
Os nossos processos de teste foram concebidos para garantir que todas as avaliações de produtos, dicas de sono e recomendações que fazemos não só são fiáveis, como também lhe dão o poder de tomar decisões informadas sobre a saúde do seu sono e os produtos que o apoiam.
Obrigado por confiar em nós na sua jornada para dormir melhor.
Juntos, não estamos apenas a sonhar com uma boa noite de sono - estamos a torná-la realidade.
Entre em contacto connosco
Os seus comentários, questões e preocupações ajudam-nos a melhorar os nossos conteúdos e metodologias de teste.
Se pretender falar sobre qualquer um dos nossos métodos, contacte-nos por email para heroidosono@airi.media ou através da nossa página de contacto.