O que é o rótulo OEKO-TEX®?
OEKO-TEX® é o primeiro rótulo que garante as qualidades ecológicas dos têxteis. É um sistema Internacional de ensaio de substâncias nocivas nos têxteis.
É um sistema de teste e certificação normalizado internacionalmente. Aplica-se a todos os produtos têxteis em bruto, semi-acabados e acabados em todas as fases de processamento, bem como a todos os materiais e acessórios.
OEKO-TEX® é uma associação Alemã independente. Todos os têxteis e tintas certificados são, portanto, não tóxicos.
O que é o rótulo OEKO-TEX® STANDARD 100?
A etiqueta OEKO-TEX® STANDARD 100 é uma das certificações mais conhecidas do mundo para têxteis. Controla as substâncias nocivas nos têxteis. É um sinal de confiança para os clientes.
Se um artigo ostentar o rótulo OEKO-TEX® STANDARD 100, pode ter a certeza de que cada componente foi testado quanto a substâncias nocivas.
Todos os colchões e acessórios de cama certificados com o rótulo STANDARD 100 pela OEKO-TEX® estão isentos de substâncias nocivas para o corpo e para o ambiente.
Recomendamos vivamente que compre um colchão para bebé ou criança com uma etiqueta OEKO-TEX® STANDARD 100, uma vez que esta etiqueta é um sinal de confiança.
Leia mais na página do OEKO-TEX® STANDARD 100 [1].
As diferenças entre a certificação OEKO-TEX® e GOTS®.
O rótulo OEKO-TEX® só é utilizado para têxteis que não sejam produzidos organicamente.
Em contraste, o rótulo GOTS, que significa Global Organic Textile Standard, é utilizado para têxteis produzidos organicamente. Este rótulo é mais rigoroso e rigoroso do que o rótulo OEKO-TEX®.
Tem sido utilizado principalmente para algodão orgânico desde 2008. Garante a origem orgânica dos têxteis e assegura uma política ambientalmente responsável.
Para mais informações, pode visitar o sítio web GOTS [2].
Quem emite o certificado OEKO-TEX®?
Em Portugal, o certificado OEKO-TEX® Standard 100 é emitido pela CITEVE [3], com sede em Vila Nova de Famalicão. É o único laboratório a processar estas certificações.
Para tal, realiza testes de acordo com as especificações da associação Internacional OEKO-TEX®.
Este certificado é emitido por um período máximo de um ano. É renovável após a avaliação técnica do processo e os testes terem sido concluídos.
Quem está por detrás deste rótulo?
OEKO-TEX® é um sindicato de 18 institutos de investigação. Realiza testes independentes no campo da ecologia dos têxteis e do couro na Europa e no Japão. Tem escritórios em mais de 60 países.
OEKO-TEX® criou várias etiquetas:
-
STANDARD 100 pela OEKO-TEX®
-
Made in green pela OEKO-TEX® [4]
-
LEATHER STANDARD pela OEKO-TEX® [5]
-
Certificação do local de produção de acordo com STeP pela OEKO-TEX® [6]
-
Certificação química de acordo com ECO PASSPORT pela OEKO-TEX® [7]
-
DETOX TO ZERO por OEKO-TEX® [8]
Estes rótulos garantem produtos não tóxicos, a protecção do consumidor e do ambiente, bem como a conformidade legal dos produtos.
Como posso verificar se o meu colchão é certificado OEKO-TEX®?
Pode agora verificar se o seu colchão tem a certificação OEKO-TEX® no website OEKO-TEX®.
Tudo o que tem de fazer é introduzir o número da etiqueta na etiqueta de verificação online. O website dir-lhe-á então se o seu colchão tem ou não a etiqueta OEKO-TEX®.
Porque decidiu OEKO-TEX® testar colchões?
Cumprimento dos requisitos de segurança
É importante que as pessoas saibam se os colchões cumprem os requisitos de segurança, principalmente os colchões para crianças. Embora a norma DIN EN 16890 não seja obrigatória para os fabricantes de colchões, serve como segurança para quem se preocupa com a qualidade do seu colchão.
A norma europeia DIN EN 16890 distingue os colchões de criança com elevados padrões de segurança.
Os colchões certificados com esta norma, cumprem os requisitos de segurança, e garante que não há perigo de as crianças sufocarem, ficarem presas, estrangularem ou engolirem pequenos pedaços.
Firmeza dos colchões
Os colchões demasiado macios são um factor de alto risco. Se o colchão da cama for demasiado macio, o bebé pode afundar-se demasiado profundamente com o rosto na posição deitada.
Neste caso, o bebé não é capaz de respirar ar fresco e, na pior das hipóteses, pode até asfixiar.
É por isso que os colchões para crianças têm sido testados na prática, especialmente no que diz respeito à sua firmeza. Para este fim, Oeko Test utiliza um teste especial com uma bola no teste prático, no qual a bola não deve afundar demasiado no colchão.
Pequenas peças e autocolantes
A fim de evitar que os bebés metam partes perigosas na boca e se engasguem com elas, é importante que o colchão de berço não tenha pequenas partes destacáveis e autocolantes.
Poluentes
Os colchões para bebés não devem conter grandes quantidades de substâncias nocivas. Felizmente, não foram detectadas quantidades tão grandes de poluentes no teste de 2020 - como no teste de 2017.
Oeko Test encontrou compostos orgânicos parcialmente halogenados e pequenas quantidades de antimónio em sete colchões para bebés.
Num dos colchões, foi encontrado um aumento do valor do antimónio.
Tamanho dos colchões
Os colchões para bebés devem ter exactamente o tamanho indicado. Se o colchão for demasiado grande ou demasiado pequeno, os bebés podem ficar presos entre o colchão e a armação da cama.
Foram verificados casos, em que as dimensões declaradas do colchão não correspondiam ao tamanho real.
Por isso é deveras importante comprar os produtos e acessórios para os mais pequenos, num fabricante de confiança e que respeite as normas de segurança.
A nossa selecção dos melhores colchões
Veja abaixo os melhores colchões. Encontrará o melhor colchão e todos os critérios considerados, assim como o melhor por categoria. Cada um destes colchões é um produto de qualidade de um fabricante de confiança.
E, claro, estes colchões incorporam as últimas inovações que os tornam superiores a outros produtos.
Em alternativa, contacte-nos diretamente através da página de Contacto